terça-feira, 12 de setembro de 2017



O Ministério Público é a última trincheira da justiça

Crônica de 20 de agosto de 2017

Nesses tempos de Operação Mensalão, Operação Lava Jato, Operação Ponto Final e Operação Carne Fraca e outras, a população do nosso país vem acompanhando uma verdadeira guerra travada pelo Ministério Público contra os corruptos, os corruptores, contra o Senado, contra o Congresso e até mesmo contra a própria Justiça. 

A população espera muito dos procuradores brasileiros. Espera que eles continuem investigando os desmandos desses entes acima. Espera que eles não percam a coragem, a determinação e a esperança. Por outro lado, a população sabe que o trabalho deles é muito difícil pois todos os dias ouve-se notícias de denunciados, indiciados e condenados da Lava-Jato, autoridades investigadas, autoridades responsáveis pelo julgamento dos denunciados, políticos processados que querem atrapalhar, obstruir, protelar, postergar e até parar as investigações.

Isso nos remete à Fabula “os carneiros jurados”, que conta o seguinte:

- Certo pastor revoltado com as depredações do Lobo, reuniu a carneirada e disse:
- Amigos! É chegado o momento de reagir. Sois uma legião e o lobo é um só. Se vos reunirdes e resistirdes de pé firme, quem perderá a partida será ele, e nós nos veremos para sempre libertos da cruel voracidade.
Os carneiros aplaudiram-no com entusiasmo e, erguendo a pata dianteira, juraram resistir.
- Muito bem! – exclamou o pastor. – Resta agora combinar-mos o meio prático de resistir. Proponho o seguinte: quando a fera aparecer, ninguém foge; ao contrário, firmam-se todos nos pés, retesam nos músculos,, armam a cabeça, investem contra ela, encurralam-na, imprensam-na, enganam-na!...
   Uma salva de “bés” selou o pacto e o dia inteiro não se falou senão na tremenda réplica que dariam ao lobo. Ao anoitecer porém, quando a carneirada se recolhia ao curral, um berro ecoou de súbito:
- O lobo!...
Não foi preciso mais: sobreveio o pânico e os heróis jurados fugiram pelos campos a fora, tontos de pavor. Fora rebate falso. Não era o lobo: era apenas sombra de lobo!...

Moral da história: Aos carneiros não peça coragem, só peça lã...

 Pois é, em relação aos nossos procuradores só devemos pedir coragem...



Nenhum comentário:

Postar um comentário