terça-feira, 8 de março de 2016

O Lampião está de volta?



Crônica de 08 de março de 2016

A propósito do discurso do ex-presidente Lula, quando prometeu que vai viajar pelo pais todo, convocando a militância da cumpanheirada para protestar contra a Justiça brasileira, pela forma como está conduzindo a Operação LavaJatos.

No ano de 27, já quase no meio do ano;
Pelo norte brasileiro, penetrei a todo pano;
Jurando sob ameaça, de transformar em fumaça
O sertão paraibano.

       Pois bem, este texto é a abertura de um livrinho de cordel que relata o espírito de beligerância do cidadão VIRGULINO FERREIRA DA SILVA, vulgo Lampião, quando resolveu montar uma tropa de jagunços para sair pelo Nordeste invadindo fazendas, matando os proprietários e estuprando as suas filhas. O resto da história é de domínio público. O fanfarrão acabou morto pelas forças do governo.

         Agora estamos vendo outro Nordestino metido a cangaceiro que também está ameaçando sair pelo Brasil afora brandindo a espada da sua própria justiça.
A cantilena do outro era contra os fazendeiros e donos de terras daqueles tempos. A cantilena desse agora é contra as “ elites brasileiras”, numa alusão a todas as pessoas que não comungam das mesmas ideias dele.

         Igualmente, ao Lampião do passado, esse senhor também prega o mesmo estilo de alternância de poder. A tomada pela força e não pelas ideias, pelos projetos.

        Tanto é que o mesmo nunca teve um projeto de governo para o Brasil e sim para uma parcela da população, justamente aquela parcela que ele cadastrou para dar-lhe uma ração na forma de bolsas para utilizar essa massa como tropa de manobra para a sua ânsia de poder permanente.


Só que os tempos são outros e o Brasil é outro e as instituições, inclusive a Justiça estão bem mais atentas para qualquer tentativa de desestruturar a ordem pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário