terça-feira, 27 de outubro de 2015

Marshmallow: transparencia e bateria são as novas leis do android

Duas das coisas que os usuários mais prezam em um smartphone é a autonomia de bateria e a possibilidade de gerenciar o quanto o aparelho está consumindo de energia. Por isso, de acordo com as novas diretrizes da Google, as fabricantes que utilizam o sistema operacional móvel precisam ser mais transparentes sobre o uso da bateria.
Como você pode conferir, os documentos deixam claro que os dispositivos "devem ter a capacidade de rastrear componentes de hardware que consomem energia", além de receber informações precisas sobre quanto de energia os aplicativos instalados acabam drenando.
Definições como essa são importantes, já que algumas fabricantes costumam colocar apps de fábrica nos smartphones e muitos deles acabam consumindo energia em excesso, até quando não estão abertos, pois utilizam sistemas de localização GPS, dados móveis etc — e, infelizmente, é impossível desinstalar alguns aplicativos sem rootear o aparelho.
Por agora, você consegue rastrear como a bateria no seu Android está sendo drenada da seguinte maneira: vá em "Configurações", então escolha "Geral" e toque no tópico "Bateria" — é válido notar que o caminho pode variar, isso depende da interface colocada pela fabricante do aparelho. Em "Bateria", você pode escolher "Uso da Bateria", ativar o percentual na barra de estado, ativar o modo de economia e ver um gráfico apresentando uma estimativa da autonomia.
Publicação de: 27.10.15

Nenhum comentário:

Postar um comentário